Sensores e Atuadores
SENSORES E ATUADORES
Sumário
Introdução O dia a dia esta cada vez mais consumindo o ser humano, seja com jornadas altas de trabalho ou com fatos rotineiros que acabam nos consumindo pouco a pouco, como ações diárias de casa, ou até mesmo de lazer, sugam nossas energias e acabam nos pondo em meio a verdadeiras complicações causando um certo desconforto e promovendo assim ao estresse que tanto tentamos evitar.
Surge então uma grande necessidade de tentar amenizar tudo isso, simplificar de certa forma alguns atos que poderiam ser evitados, amenizados, de certa forma, e a solução para tudo isso foi nada mais e nada menos que a automação residencial.
Ascendendo cada vez mais nas residências, essa prática antes taxada como somente de uso industrial, vem para a alegria da sociedade, trazer alguns benefícios.
Conforto, qualidade, precisão, praticidade, lazer, tranquilidade e sobre tudo, economia, são algumas das vantagens trazidas por essa tecnologia que cada vez mais vem se tornando útil devido a um custo que não é tão elevado.
Veremos a seguir a utilização de sensores e atuadores em uso residencial de forma a introduzir à sociedade algo que em muitas vezes era visto como de uso exclusivo para grandes seguimentos industriais ou somente de uso a grandes gamas da classe média/alta da população.
Conceito de Sensores, atuadores e transdutores
Sensores são dispositivos que trabalham com medidas de grandezas físicas, como: temperatura, pressão, presença, umidade, intensidade luminosa, entre outros.
As grandezas medidas pelos sensores são combinadas a fim de obter informações sobre o meio físico, onde estão presentes. Em geral os sensores atuam transformando partes de uma grandeza física normalmente em um sinal elétrico, que por sua vez pode ser interpretado por certos equipamentos eletrônicos. Em