atuadores sensores
Curso Profissional de Electrónica, Automação e Computadores
Atuadores, Sensores, Transdutores, Syncro e barreira-ultra som
Disciplina: Automação e computadores
Marco Sousa nº9 12ºH
Introdução
Neste trabalho vamos abordar sobre vários conteúdos diferentes mas que se podem interligar entre si. Vamos referir as suas definições as suas funções. O objectivo deste trabalho e a compreensão do assunto tratado.
Atuadores
São dispositivos que modificam uma variável controlada. Recebem um sinal proveniente do controlador e agem sobre o sistema controlado. Geralmente trabalham com uma potência elevada.
Tipos de atuadores:
Válvulas (pneumáticas, hidráulicas).
Relés (estáticos, electromagnéticos).
Cilindros (pneumáticos, hidráulicos).
Motores (step-motor, syncro, sermotores).
Solenoides
Sensores e trandutores
Termo empregado para designar dispositivos sensíveis. Alguma forma de energia do ambiente que pode ser, luminosa, térmica, cinética, relacionamento de informação sobre uma grandeza que precisa ser medida como:
Temperatura
Pressão
Velocidade
Corrente
Aceleração
Posição
Etc.
Um sensor nem sempre tem as características electrónicas necessárias para ser utilizado em um sistema de controle. Normalmente o sinal de saída deve ser manipulado antes da sua utilização/leitura no sistema de controle. Isso geralmente é realizado com uma circuito de interface para produção de uma sinal que possa ser lido pelo controlador.
Supondo que a saída de um sensor, ao ser sensibilizado por energia externa, é dada por nível de tensão muito baixo, torna-se necessita a sua amplificação. Essa interface seria então uma amplificação capaz de elevar o nível do sinal para sua efectiva utilização.
FIG. Ilustração das formas de energia de um sensor
Sensor analógico- Este tipo de sensor pode assumir qualquer valor no seu