Organização sistemas e metodos
1. CONCEITOS GERAIS
Organização é uma entidade que faz com que seja possível aos integrantes de um grupo ou equipe trabalharem juntos, em busca de metas, com mais eficácia do que se estivessem sozinhos.
O homem se organiza com o propósito de alcançar metas e objetivos comuns. Nesse caso, é fundamental que tanto os interesses da organização, quanto o dos indivíduos que nela cooperam, sejam alcançados.
A organização não é o fim em si, mas o meio pelo qual se alcançam objetivos pré-planejados.
Portanto, a organização deve concordar sobre o trabalho a ser alcançado. Isso é conhecido como a Missão da empresa, e só pode ser atingido por meio da divisão do trabalho entre seus colaboradores.
A condição para uma organização existir é que:
Haja pessoas capazes de se comunicarem;
Que estejam dispostas a ação conjunta;
Que estejam dispostas a cumprirem um objetivo comum.
Uma organização possui os seguintes itens:
Recursos de Capital (bens materiais, dinheiro, aplicações, instalações...).
Tecnologia (maneira de se fazer as coisas).
Recursos Humanos (pessoas e capital intelectual).
Valores e Propósitos (cultura, valores sociais e morais, objetivos).
2. ORGANIZAÇÕES OU EMPRESAS
Uma organização ou empresa é uma pessoas jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular ou publica, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das organizações privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores.
No Brasil existem mais de 6,5 milhões de organizações empresas formais, das quais 99% são microempresas e pequenas empresas. A concepção de uma empresa/organização, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o conseqüente desenvolvimento da empresa.
Segundo a Teoria Sistêmica, esses princípios