estrategias genericas de marketing
Michael Porter é responsável por diversas teorias do mundo dos negócios, já que da consultoria a empresas tão renomeadas e possui vasta experiência em estratégia empresarial.
Embora marketing tenha vários tipos de estratégias, Porter apresentou 3:
Liderança total em custos: a empresa concentra seus esforços em conseguir os menores custos de produção e de distribuição. Assim, pode oferecer preços mais baixos que a concorrência e obter uma grande participação de mercado.
Para Porter a estratégia da liderança enfatiza a eficiência uma vez que a empresa é considerada como o melhor produtor de baixos custos num setor para um determinado nível de qualidade.
Diferenciação: A empresa se concentra em agregar valor, em conseguir um desempenho superior em uma área especifica de beneficio valorizada por grande parte do mercado. Pode buscar a liderança em qualidade, tecnologia, serviços ou estilo, dentre outros .
Para Porter relaciona-se com o desenvolvimento de um produto ou serviço que oferece atributos únicos que são valorizados pelos clientes e que estes percebem como sendo melhores ou diferentes do que os produtos da concorrência.
Estratégia de foco: Neste caso a empresa se especializa no atendimento de uma demanda de um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acaba conhecendo intimamente este mercado e busca a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento alvo.
Segundo Porter, o foco é essencial para uma estratégia de segmentação de mercado que envolve um ou mais grupos de consumidores ou de compradores de indústria.
Segundo, Ansoff (idem, p. 105) afirmou que a estratégia poderia ser entendida como uma sequência de componentes encadeados (o que ele denominou "common thread"), explicitando um relacionamento entre produtos e mercados presentes e futuros. Os componentes desse common thread seriam: um escopo de produtos e mercados, um vetor de crescimento, a vantagem competitiva e a sinergia. Uma vez