Líderes e Chefes - Qual a diferença?
Luiz Otávio Nutti
Resumo
Podemos relacionar uma extensa série de informações sobre as diferenças entre ser um chefe e ser um líder. A discussão vem de longa data e parece nunca ter fim. Busca-se, em todas as épocas, qual a origem de tais comportamentos, seja na educação recebida em casa, seja na escola, seja nas próprias organizações comerciais e industriais. Basicamente, não se conclui que seja, genético, adquirido, comportamental, educacional ou de aprendizado. O que se percebe claramente é que todos os especialistas têm suas receitas próprias de como deve ser o comportamento, quais as características desejáveis e quais as características indesejáveis dos líderes e quais os resultados esperados em cada situação. Basicamente, o líder ideal é aquele que agrega muitas características boas e desejáveis e lança mão de cada uma ou de várias delas a cada situação que se apresenta. Por outro lado, para os chefes, acredita-se não haver muitas esperanças, pois eles parecem estar rigorosamente descartados das organizações atuais, devido ao tipo de comportamento.
Palavras-chave: chefe, líder, diferença, comportamento.
1 INTRODUÇÃO
Os conceitos de liderança e chefia têm sido bastante debatidos ao longo de muitas décadas, com as mais variadas conclusões possíveis e imagináveis. Se fizermos um apanhado geral da evolução dos conceitos e práticas do tema ao longo das últimas quatro ou cinco décadas, certamente veremos que o tema é inesgotável, uma vez que, com a dinâmica do mundo empresarial, a cada novo dia, nós temos cenários distintos que demandam conceitos e atitudes diferentes.
São
empresas
virtuais,
home
offices,
empresas
transcontinentais
ou
multicontinentais que acabam determinando mais do que puras habilidades de chefia e liderança e outras tantas habilidades são requisitadas e exigidas. Líderes de vários pontos do globo são alocados longe de suas pátrias e, nem sempre as