A diferença entre um Líder e um Chefe
Pode até parecer que para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela, mas há muita diferença entre chefiar e liderar. As pessoas têm a mania de confundir os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, sem contar que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder.
Chefe
Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. São temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. Vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.
Resumindo o chefe é o que a maioria de nós tem. É aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo.
Adjetivos de um chefe: Temido, desmotivador, inseguro.
Líder
Conduz as pessoas e as inspira. É um motivador de sua equipe, mostra a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Têm tendência a ser respeitado por seus funcionários, e o respeito tem mais eficiência do que o temor. Busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. Não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao