Estrategias empresariais
Estratégias de Crescimento * Um dos objetivos de uma corporação pode ser aumentar sua parcela no mercado, agregando novos clientes. * Uma forma de fazê-lo é fazendo com que a organização tenha um crescimento orgânico, ampliando a participação de seus produtos no mercado e/ou lançando novos produtos e marcas. * Outras maneiras são através de relações que alteram o jogo de mercado. Vejamos:
Aquisição: A empresa Y compra a empresa Z. Com isso, Y fica maior e Z deixa de existir. * A descrição acima é a clássica. Logicamente, Y poderá manter a marca utilizada por Z no mercado e talvez até o CNPJ, ligando Z a holding de Y, mas para fins didáticos consideraremos * Aquisição: * Y adquire Z, cresce e se torna Y
Fusão: A empresa Y e a empresa Z se juntam. Com isso, Y e Z deixam de existir e se tornam outra companhia. * EX.: Brahma e Antarctica se fundem em 1999 e surge, naquele momento, a Ambev . * Fusão: * Y e Z se juntam e viram W e Y e Z deixam de existir.
Joint Venture: A empresa Y e a empresa Z fazem uma aliança para aproveitar uma oportunidade de negócios. Entretanto, Y continua existindo Z também e surge a empresa C, fruto da parceria entre Y e Z. * Y e Z se juntam, surge C, mas Y e Z continuam existindo.
Integração Vertical: Quando uma companhia adquire outra de sua cadeia de valor, mas que está numa posição acima ou abaixo. * A integração será nomeada Reversa ou Inversa, caso a aquisição seja em direção aos insumos. * Ex.: Na cadeia do café, sou uma fábrica que beneficia o café. Faço a aquisição de uma fazenda de café. Cresci, comprando uma empresa que atua mais perto dos insumos (matéria-prima) que a minha, sendo uma verticalização (pois não estamos na mesma posição na cadeia e inversa ou reversa, pois comprei em direção aos insumos. * A Integração Vertical será direta (estratégia de crescimento vertical direto) quando adquiro uma empresa de outra posição (etapa) da