Estrategia
A
Garoto
Wine
Fortlev
Águia Branca B
Buaiz
Cobra D’água
Extrabom
Pedra Azul Turismo
C
Blokos Engenharia
Wall Street
Aert
Coronel Picanha D
Brasperola
Yara
Pão Gostoso
DIT
2) Apresentar 1 cenário Otimista, Pessimista e Mais Provável
A variável escolhida foi o mercado.
a) Otimista
A experiência de um intercâmbio cultural, que já é valorizada nos dias de hoje, terá um grande aumento na sua importância e em muitos casos passará a ser requisito básico para diversas empresas, principalmente aquelas que operam com parceiros e mercados globalizados.
Passaremos a ter grandes incentivos governamentais para a democratização do intercâmbio cultural. Será o mesmo movimento feito na última década para que o curso superior fosse disponível a uma parcela maior da população brasileira. Instituições financeiras e de fomento ao desenvolvimento passarão a disponibilizar linhas de crédito específicas para estes programas, muitas vezes com taxas de juros subsidiadas.
Da mesma forma como podemos hoje abater parte de nossos impostos comprovando gastos com educação e saúde, passaremos a utilizar destes mecanismos de redução tributária para o intercâmbio cultural, que passará a ser tido como gasto com educação. O Governo irá utilizar deste mecanismo por perceber que o país terá ganhado significativa competitividade com profissionais com experiência internacional.
As variáveis macroeconômicas, câmbio e taxa básica de juros, serão altamente favoráveis ao fomento dos programas de intercâmbio. O real estará altamente valorizado frente às principais divisas como dólar americano, libra esterlina e euro. A taxa básica de juros estará no seu menor patamar histórico o que irá possibilitar formas de pagamento mais flexíveis e com menor custo financeiro que as atuais.
b) Pessimista
Escolas e organizações passarão a dar preferência em fechar