estrategia
Na definição de estratégia o primeiro capítulo nos mostra que trata-se de como a empresa faz para obter vantagens competitivas. Faz-se a distinção entre elaborar uma estratégia e melhorar a eficiência operacional de uma organização. Em seguida o livro discute o processo pelo qual as estratégias são formuladas e a importância do aprendizado organizacional como parte desse processo.
No capítulo dois, uma discussão sobre estudo amplamente citado que trata de como as empresas atingem a grandeza mensurada por desempenho superior, sustentado.
Já o capítulo três, apresenta diversos aspectos novos. Primeiro, inclui uma seção sobre a tectônica global – o processo pelo qual as tendências em desenvolvimento na tecnologia, na natureza e na sociedade lentamente revolucionam o ambiente de negócios, de modo análogo à forma como as placas tectônicas da Terra movimentam o solo nossos pés.
RESUMO
Capítulo 1- O QUE É ESTRATÉGIA?
Estratégia diz respeito a posicionar uma organização para obtenção de vantagens competitiva. Envolve escolhas a respeito de que setores participar, quais produtos e serviços oferecer e como alocar recursos corporativos. Seu objetivo principal é criar valor para acionistas e outros stakeholders ao proporcionar valor para o cliente.
O ato de posicionar uma empresa para alcançar vantagens no mercado, com foco de obter valores para os clientes, oferecendo-lhes vantagens na compra de serviços e/ou produtos. Faz-se a distinção entre elaborar uma estratégia e melhorar a eficiência operacional de uma organização, introduz-se o conceito de um ciclo de vantagem competitiva e definem-se termos comumente usados, tais como “missão”, “visão”, “propósito estratégico” e “extensão”. Em seguida, discutimos o processo pelo qual as estratégias são formuladas e a importância do aprendizado organizacional como parte desse processo.
Entender como se cria uma estratégia é importante porque a existência de um elo entre