Estrategia
Existem várias maneiras para definir inovação na literatura acadêmica, sendo que diversos autores descrevem inovação como novidade ou qualquer coisa percebida como novas pelas pessoas que a estão desenvolvendo, ou coisa diferente para cada organização nas quais elas são introduzidas, ou como a geração, aceitação e implementação de novas idéias, processos ou serviços num cenário aplicado, dentre outras definições.
A relação da inovação com invenção e a criatividade para alguns autores são inseparáveis, já que a inovação é um processo artístico que exige uma criatividade considerável. Já para inovação e inovatividade é traçado uma distinção adicional entre a inovação, para o autor Brodtrick, “Inovatividade” é um processo ou característica de um processo e a inovação é como um produto, ou seja, é o resultado de um processo.
Os componentes fundamentais que precisam estar presentes diariamente para uma inovação existir são:
- Sujeito da inovação: Esta idéia está relacionada á alguma mudança, que pode ser um produto, um serviço, uma atividade, uma iniciativa, uma estrutura, um programa ou uma política.
- Novas Idéias: Geração de novas idéias, usando a criatividade no desenvolvimento de suas idéias.
- Aplicação: A idéia nova precisa ser aplicada (explorada, colocada em prática, alavancada, acionada e divulgada) á alguma atividade organizacional.
- Mudanças significativas: as mudanças devem ser significativas e positivas, ou seja devem ir além das experimentações incrementais, ou seja devem estar relacionada á alguma melhoria considerada importante.
Fatores que são citados como causas importantes da inovação:
- Estágios de inovação: pesquisadores afirmam que a inovação ocorre passo a passo.
- Ciclos da inovação: Os inovadores precisam passar por ciclos de tentativas e erro para alcançar suas metas.
- Modelos Dinâmicos de inovação: Outros pesquisadores retratam o processo de inovação como um modelo mais dinâmico, composto de