Estrategia
O setor de serviços tem hoje uma importante representação para a economia brasileira; seu crescimento é visto como uma promessa para o desenvolvimento do país. Setor de serviços pode ser a alternativa para contornar o desemprego que atinge duramente a indústria.
Qual conceito de serviço?
Um serviço é uma experiência perecível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha um papel de co-produtor.
Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:
▪ Intangibilidade: serviços são idéias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço. ▪ Perecibilidade: se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel). ▪ Heterogeneidade ou Variabilidade: a idéia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes. ▪ Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente. ▪ Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.
O sistema Servuction
Definir serviços é por vezes complicado. O valor de um serviço é a sua própria produção. Sem utilização um serviço é apenas teórico. O processo de criação do serviço é aqui analisado através da criação de um modelo. O Sistema Servuction.
A criação e implementação deste sistema permite a esquematização das interacções criadas pelos elementos envolvidos na produção do serviço. Desta forma, podemos controlar a sua aplicação nas diferentes fases e analisar os desvios da Servuction. Em suma, a Servuction, trata-se da criação de um sistema que permite transpor para os serviços os rigores da produção fabril, onde tudo tem um propósito, nada é deixado ao acaso e os diversos elementos se relacionam em perfeita harmonia. De modo a elaborar um sistema Servuction, primeiro temos