A importancia do saber cientifico para a pratica profissional
VASCONCELOS, A. M. A. ; CORREA, R. A Importância do Saber Científico para a Prática Profissional. Adcontar (UNAMA), v. 3, p. 31-36, 2002. Dísponivel em: http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/revista/adcontar/pdf/adcontar31a6.pdf. Acesso em: 05 set. 2011.
“[...] Somente a partir de uma postura crítica em relação a ciência é que se pode compreender a complexidade dos fenômenos, em qualquer área do saber.” (p.2)
“[...] Acredita-se que o ponto central da ciência é a pesquisa, no entanto, a preocupação do pesquisador, como de qualquer homem está permeada por crenças, paradigmas, valores que caracterizam a própria condição humana e assim, definem e distinguem a visão de mundo de cada um. [...]” (p.3)
“[...] Segundo o autor, o ser humano relaciona-se com o mundo exterior mediante toda sua natureza composta e complexa, agindo concomitantemente como ideólogo, como religioso, como filósofo e também, como cientista, com maior ou menor grau de consciência.” (p.3)
“A necessidade de conhecer é inerente ao homem desde que se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. [...]” (p.4)
“A ciência surge nesse contexto como “solucionadora de problema”, como ressalta Popper apud Matallo Jr.In: Carvalho (1995). Nasce como uma prática viva, dinâmica, inovadora, racional, sistemática, objetiva e verificável, tendo como objetivo manifestar a evidência dos fatos.” (p.5)
“[...] a ciência não é algo permanente e acabado. Suas verdades não escapam à críticas e refutações decorrente do movimento constante e da complexidade das realidades presente. [...]” (p.6)
“Na concepção de Popper o conhecimento cientifico é o resultado de uma tensão entre nosso conhecimento e nosso desconhecimento, aprende-se com os erros cometidos e desta forma o conhecimento pode avançar por meio do enfrentamento de um obstáculo.” (p.10)
“[...] No entanto, utilizando-se da pesquisa como prática de conhecimento, novos problemas surgirão como um