Estrategia empresarial
A estratégia deve ter a participação de um grupo de colaboradores da própria empresa, por terem um conhecimento mais detalhado das reais necessidades e dificuldades para se atingir um determinado objetivo da empresa.
No início do estabelecimento do processo estratégico devem ser realizadas reuniões entre os diversos segmentos da administração, para se estabelecer as metas, os objetivos, as ações e alocação de recursos necessários a atingir estas metas.
O ideal é que nestas reuniões sejam apresentados os interesses e necessidades de l, cada segmento da administração, de forma organizada e ranqueada por prioridades,independente dos fatores culturais e histórico de cada um. Dentro do possível dever ser consensuada as novas metas da empresa, de modo a ter-se um maior comprometimento de todos em atingir os objetivos estabelecidos.
Outro fator a ser considerado diz respeito a própria história da empresa, que foi formada por colaboradores de uma empresa de geração ( Furnas ) e outra de projetos e construção ( Nuclen). Com isto, a dificuldade de adotar uma nova cultura, se deve em grande parte ao caráter de formação técnica dos colaboradores da empresa, onde se busca sempre a melhor solução técnica sem considerar os custos envolvidos.
Ao longo destes últimos 14 anos, diversas mudanças de caráter cultural vem sendo implementadas na empresa, juntamente com a contratação de novos colaboradores, que estão trazendo outra visão e valores para a empresa.
Com a unificação das empresas de geração do grupo Eletrobrás, a necessidade de se estabelecer processos eficientes é urgente. As metas devem refletir a nova realidade das empresas geradoras, para a alocação dos escassos recursos financeiros nas empresas, em atividades que possam contribuir para maior eficiência econômica da empresa.
Portanto, no caso da Eletrobrás-Eletronuclear iremos abordar o tema de “novos empreendimentos para redução de custos e/ou obtenção