Comunicação celular por meio de sinais químicos
COORDENADORIA DE FISITERAPIA
THAIRINY CRISTINA DUTRA SANTOS
Comunicação celular por meio de sinais químicos
São Luis - MA
2012
THAIRINY CRISTINA DUTRA
Comunicação celular por meio de sinais químicos
São Luis - MA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 06
3. CONCLUSÃO 08
4. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo nos informar sobre os aspectos dos sinais químicos, mostrando o que são eles, como funcionam, para que sevem cada um, no que influenciam na nossa vida.
Os sinais mensageiros químicos são a troca de informações por meio das moléculas que começam na vida embrionária e continua durante toda a vida. As células do corpo dos animais contem um conjunto específico e geneticamente programado de receptores para numerosos sinais químicos que ativam ou inibem as atividades celulares. Como por exemplo, os receptores para acetilcolina, são diferentes no músculo esquelético e no músculo cardíaco. A acetilcolina estimula a contração dos músculos esqueléticos, mais diminui o ritmo e a força das contrações do coração Porém na maioria das células os receptores para determinado sinal são iguais, mais as respostas podem ser diferentes.
As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção dos hormônios, num processo lento, pois as mesmas levam algum tempo para passarem pela corrente sanguínea, esteroide e tireoide são transportados no plasma sanguíneo ligados a proteínas transportadoras, como por exemplo, os hormônios sexuais masculinos e femininos, que são produzidos pela camada cortical da glândula adrenal.
Portanto para um melhor entendimento foi solicitado à equipe o desenvolvimento do presente trabalho.
2.