Estrategia do oceano azul
Nome: Geovanna Roque de Freitas
Nº: 10 Professora: Cléia Santos
Tema: Maias Localização com mapa:
Quando e como surgiram:
Os maias provavelmente se tornaram agricultores de tempo integral pouco depois de nós, mas (como nós) só começaram a parecer construtores de civilização muitos milhares de anos depois. Suas primeiras grandes cidades surgiram em Yucatán por volta de 2000 a.C., a mesma época da fundação do Médio Império no Egito e cerca de duzentos anos antes da fundação da Babilônia.
Os maias floresceram durante quase três mil anos. Depois, no início do século IX da era cristã, as cidades do sul começaram subitamente a ser abandonadas e em pouco tempo estavam vazias. As cidades do norte continuaram florescendo durante algum tempo sob o domínio dos toltecas, mas entraram em colapso quando os próprios toltecas se desintegraram no século XIII. Mayapán, a oeste, surgiu então como o último grande baluarte da civilização maia, mas esse sobrevivente estava, ele próprio, a somente duzentos anos de sua queda.
Esse é o tipo de descrição que você encontra nas enciclopédias ou atlas históricos comuns. Embora comece falando dos povos, transforma-se imediatamente na história de uma outra coisa, algo como uma embarcação imensa navegando pelo tempo. Leva passageiros, lógico, mas eles servem apenas como lastro, pois, sem eles, o barco vira e vai a pique.
Época em que viveram:
O povo maia habitou as regiões das florestas das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México ). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o