estrategia do cirque du solei
Com seus espetáculos únicos, eles viajam pelo mundo encantando e vendendo seus espetáculos com alta lucratividade, pois não precisam guerrear em preço, sua altíssima qualidade garante público mesmo a preços mais altos.
Claramente, o Cirque optou pela estratégia de diferenciação e de fato, tanto inovou e se diferenciou a ponto de ser notadamente uma empresa única, com produtos, serviços e resultados únicos.
Porter (1986) apresenta uma estrutura chamada cadeia de valor que classifica todas as atividades de uma empresa em primárias e de suporte.
As atividades primárias envolvem todas as atividades de produção e distribuição do produto para o cliente (logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas, serviço).
As atividades de suporte envolvem todas as atividades que apóiam as atividades primárias (infra-estrutura da empresa, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia, suprimento).
A idéia principal gerenciar da melhor forma possível a cadeia de valor, pois a margem de lucro da empresa será melhor se a cadeia de valor for bem gerenciada.
O Cirque du Soleil inova em toda a sua cadeia de valor, gerenciando de maneira eficiente e eficaz todas suas atividades, buscando inclusive parcerias para as atividades que não são de sua especialidade. Com essas parcerias, o Cirque garante um altíssimo nível tanto em suas atividades primárias como em suas atividades de suporte, obtendo ótimos resultados operacionais e financeiros.
O Cirque du Soleil é um exemplo a ser seguido pelas empresas, através da incansável inovação, ele consegue se posicionar de forma esplêndida perante o mercado a as cinco forças competitivas.
Sua estratégia de diferenciação não poderia ser mais bem conduzida no mercado de entretenimento ao vivo. O sucesso dessa