Estrategia de marketing
Origem
Originou-se na década de 50, se tornando muito conhecida nos anos de 60 e 70, fornecendo um amplo modelo para o desenvolvimento de estratégias competitivas para a realização de metas e objetivos organizacionais. O planejamento estratégico foi considerado amplamente como a resposta de todos os problemas. Muitas companhias ficaram um tanto quanto obsessivas por esta idéia. Nos anos 80, o planejamento estratégico ganhou novos nomes e houve uma fragmentação de seu corpo maior em modelos menores que, invariavelmente, não renderam grandes retornos. A década de 90, por sua vez, trouxe novamente o planejamento estratégico a tona. Desde então, praticado com abordagens mais contundentes o instrumento se mostrou altamente poderoso, é praticado largamente no mundo atual dos negócios.
Conceito
A estratégia de marketing envolve a seleção de um mercado alvo especifico e a tomada de decisões em relação aos elementos cruciais de produtos, preço, promoção e distribuição para satisfazer as necessidades dos consumidores desse mercado. Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda e comerciais na televisão. Marketing é muito mais do que isso. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas de gestão que são direcionadas pela empresa ao mercado em busca de objetivos. Busca antecipar e prever necessidades, tendências e oportunidades no mercado, oferecendo informações preciosas para que a empresa saia na frente em relação à concorrência, desenvolvendo ofertas de valor superior aos seus competidores e fortalecendo o conhecimento da marca na cabeça de seus consumidores.
Etapas:
O primeiro passo é efetuar uma análise do mercado (Estudo de Mercado), com vista a conhecer o mercado, os consumidores que se pretende atingir e as suas necessidades, a concorrência, o produto/serviço e a