Estrategia Administrativa
Estratégia organizacional em uma empresa têxtil de pequeno porte: a concepção de um planejamento estratégico
Henrique Bonifácio de Morais (UFRN) henriquebmorais@yahoo.com.br
Mariana Rodrigues de Almeida (USP) almeidamariana@yahoo.com
Jesús Leodaly Salazar Aramayo (UFRN) salazarjesus@hotmail.com
Resumo
A importância das pequenas empresas no cenário sócio-econômico brasileiro é expressiva.
No entanto, a atenção dada a essas organizações pelos órgãos governamentais deixa muito a desejar. Como resultado, poucas empresas conseguem superar os primeiros anos de vida. A falta de estratégias adequadas para a realidade do mercado desponta como principal causa dessa mortalidade Este artigo surge como resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a uma pequena empresa de artigos têxteis onde se foi constatada a ausência de estratégias com vistas ao futuro. O estudo foi desencadeado a partir das análises ambientais com o auxílio de ferramentas para elaboração de estratégias. O resultado apontou para a elaboração de um planejamento estratégico através do qual foi proposto a completa diversificação das técnicas de gestão aplicadas.
Palavras-chave: Planejamento estratégico, Análise ambiental, Direção organizacional.
1. Introdução
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial amplamente utilizada pelas organizações. No entanto, apesar da importância crescente e dos avanços na sua aplicação para a tomada de decisões nas organizações, há um segmento no qual o uso deste instrumento de análise é raro: o das pequenas empresas.
As pequenas e médias empresas são extremamente relevantes no contexto sócio-econômico brasileiro, sendo identificadas como fator de promoção social, base da estabilidade política e força propulsora do desenvolvimento, dada sua capacidade de gerar empregos e incorporar tecnologia. Assim, se mostram essenciais e indispensáveis tanto nas economias