ESTRATÉGIA ADMINISTRATIVA
Neste trabalho abordaremos a estratégia administrativa como uma capacitação muito importante no mundo dos negócios, enfatizando conceitos de autores conceituados e com grande experiência na área de gestão empresarial.
Abordaremos o conteúdo levando em consideração a origem militar da estratégia, como ela se introduziu no mundo dos negócios, seus níveis, tipos, vantagens e desvantagens e como ela esta presente nas tomadas de decisões de gestor.
Na busca pela competitividade e excelência na produção, muitos gestores de diversas áreas estão ousando na busca de melhores resultados e com isso usando a estratégia como forma de diferenciação.
Portanto, o objetivo maior desse trabalho é definir as relevâncias da estratégia administrativa para aprimorar os conhecimentos a fim de alcançar o sucesso, a capacitação e a menor maneira de se adaptar ao mercado de trabalho.
2. ORIGEM DA ESTRATÉGIA
O conceito inicial de estratégia é de origem militar, onde há mais de 2500 anos Sun Tzu escreveu um livro na china chamado a arte da guerra, que nos ensina que para ganhar do adversário e quebrar a sua resistência não e preciso muitas vezes de lutar e sim, conhecimento próprio e conhecimento do adversário.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” (Sun Tzu)
Sun Tzu foi um general do rei Hu Lu, também foi estrategista e filósofo chinês, nasceu em 544 a.C. o livro A Arte da Guerra foi traduzido para o português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia (1995).
3. A ESTRATÉGIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
O crescimento do conhecimento sobre planejamento estratégico intensificou-se a partir dos anos de 1970, surgindo assim diversos livros sobre o assunto, mais atualmente não é mais usada a palavra planejamento estratégico, ficando só