Estratégia - Administrativa
Ameaça de entrantes
Com a nova entrada de novos concorrentes no país, sendo elas: Hyundai, Renault, Toyota e Honda e da presença das concorrentes existentes, Ford, GM e Volkswagen, em que estão gerando novas condições para o mercado e com fomento e o desejo de aumentar ainda mais o seu market share e continuamente seus recursos suplementares. A empresa Fiat com os preços competitivos e custos a serem deflacionados, com grande capacidade de produção e de lucratividade em todo mercado nacional, pode ser ameaçada por um novo produto do concorrente, isso vai depender dos investimentos à sua entrada e da reação das concorrentes já existentes no Brasil.
Os bloqueios que favorecem a vantagem competitiva da Fiat, estão relacionadas ao menor custo de produtos, fortes parcerias com seus fornecedores, que resultam em preços atrativos para seus consumidores e a conquista de liderança de mercado.
Os novos entrantes precisam estar preparados para uma forte retaliação da concorrência, quando a ameaça à entrada é considerada baixa.
Diferenciação de produto
A diferenciação de produto é baixa em relação aos carros populares, o modelo Palio fire possui poucos atributos em comparação ao do seu principal concorrente a Volksvagen com o seu veículo modelo Gol, já os entrantes não precisarão ter investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento ou marketing para construir uma consciência de qualidade, ou ainda motivar os consumidores a escolherem por um produto com benefícios e valores únicos, comparáveis de outros veículos existentes, mas sua maior preocupação será o preço de venda.
Diferenciação de produto Fiat palio X Volkswagen Gol.
Fiat - Palio Fire 2014 – valor R$ 23.990
Volksvagen - Gol – valor – R$ 27.780
Novo painel;
Conta-giros;
Novo quadro de instrumentos com a função Econômetro;
Airbags;
Novo volante;
Abertura elétrica do porta-malas;
Novo console