ESTRAT GIAS EMPRESARIAIS
INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais, em que grandes mudanças ocorrem rapidamente em todos os ambientes seja local, nacional e internacional, novas ondas, tendências e mesmo descontinuidades tiram o sono dos dirigentes de empresas e organizações
Costa (2002, p. 1), ressalta que:
Esse processo deve ser levado a efeito sistemati-camente envolvendo de forma integrada e harmônica, di-rigentes, superintendentes, gerentes e supervisores, e tem como objetivo principal assegurar o crescimento, a conti-nuidade e a sobrevivência da entidade a longo prazo. Essas transformações estratégicas, inevitáveis, devem ser realiza-das por meio da contínua adequação das estratégicas da entidade, da sua capacitação e da sua estrutura e infra-es-trutura física e logística, como consequência das mudanças, tendências e descontinuidades observadas ou previsíveis no ambiente externo.
O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das metas e objetivos empresariais, apresentar a importância, as formas e os tipos de estratégias e, mostrar os pontos principais na escolha das estratégias.
A estratégia empresarial é o direcionamento para o progresso da empresa, cada empresa deve escolher adequadamente as estratégias que melhor lhe servem de acordo com seus objetivos.
Este tema é de suma importância para os futuros gestores e elucida qualquer integrante da equipe quanto ao que e como chegar ao resultado esperado pela empresa.
1. METAS, OBJETIVOS E RESULTADOS
O estabelecimento de objetivos e desafios é o primeiro passo a ser dado para a construção de um planejamento adequado para a empresa.
Para Chiavenato (2003, p. 153), “Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados.” É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
De acordo com Silva (1984, p. 16),. “De nada adiantará conhecer muito bem a técnica de APO ou qualquer outra que se assemelhe se não conhecermos a