Pesquisa Sistemas Transacionais 1
Sistemas de Informação Gerencial II
Resumo
As organizações estão cada vez mais dependentes da tecnologia para obter maior produtividade e resultados mais favoráveis. Este texto vem apresentar o conceito de Sistemas Transacionais de forma clara e objetiva mostrando que eles são imprescidiveis para as empresas. Neste também será apresentado as suas funções e características mostrando como este sistema auxilia os individuos na administração operacional.
Palavras-chave: Sistemas Transacionais.
Introdução
Para ter uma gestão mais eficiente, as empresas necessitam cada vez mais dos sistemas de informação, onde estes desempenham papeis vitais nos três níveis organizacionais: estratégico, gerencial e operacional. No nível estratégico, os sistemas vêm para dar apoio estratégico auxiliando na previsão de tendências e oportunidades. Já no nível gerencial, os sistemas vêm para dar apoio à tomada de decisão gerencial. E por fim no nível operacional, os sistemas vêm para dar apoio às operações da empresa, onde monitoram as atividades diárias no controle da produtividade e eficiência dos fluxos organizacionais.
Sistemas Transacionais
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPT), também denominados de Sistemas Empresariais Básicos, são sistemas de suporte para as atividades organizacionais que executam e registram as transações rotineiras necessárias para conduzir o negócio. Alem disso, estes sistemas tem a capacidade de monitorar e controlar o fluxo de transaçoes de forma mais eficiente.
De acordo com Stair e Reynolds (2006) os SPTs são “um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, bases de dados e dispositivos usados para registrar transações completas de negócios”, são sistemas que manuseam e processam grande quantidade de informações.
Laudon e Laudon (2004), os SPTs são sistemas integrados que atendem ao nível operacional das organizações. É um sistema que realiza e