Estrat Gia Empresarial RQ
Através dos números das empresas é que se consegue ver a estratégia da empresa. Sem olhar para as contas e para os números não conseguimos concluir o caminho que a empresa está a seguir.
De forma a conseguirmos analisar correctamente a estratégia de uma empresa temos de observar e definir correctamente dois pólos importantes: a Industria e a empresa em si.
A empresa inclui o desenvolvimento e conhecimento de três conjuntos de elementos: Objectivos e os valores – simples, consistentes e de longo-prazo.
Recursos e capacidades – correcta observação dos recursos inerentes à empresa. Estrutura e sistema – implementação efectiva.
A envolvente fornecedores. da
indústria
inclui
os
consumidores,
concorrentes
e
Para uma estratégia ter sucesso deve ser consistente com a envolvente externa da empresa e com a envolvente interna.
A estratégia pode ser considerada como o plano geral de utilização de recursos de forma a estabelecer uma posição favorável na indústria.
As decisões estratégicas possuem três características:
-
tem de ser importantes
-
envolvem um grande compromisso de recursos
-
não são facilmente reversíveis.
A análise profunda interna de forma a perspetivar os recursos que se podem tornar uma mais valia torna-se essencial para o sucesso da estratégia.
ESTRATEGIA BASEADA EM RECURSOS
“As escolhas estratégicas devem resultar fundamentalmente da análise das capacidades e aptidões únicas da empresa e não do seu ambiente competitivo”. Torna-se mais importante olhar para dentro (capacidades/limitações) do que para o ambiente competitivo.
da
empresa
O ênfase nos recursos internos encorajou as empresas a identificar como são diferentes dos seus concorrentes e delinear estratégias para explorar essas diferenças. PORTER: “Estratégia competitiva é em ser diferente. Isso significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de actividades de forma a fornecer um mix de valor único”.
Os recursos são próprios de cada empresa não