Estrat gia na Gest o de Pessoas
As organizações para sobreviverem no mercado precisam agir através de mecanismos de cooperação e competição com outras organizações. A estratégia compõe-se na forma em que a organização lida com esse ambiente batalhando com outras para ter domínio e controle do mercado. A estratégia mostrara como será o comportamento da organização no instável mundo dos negócios.
A missão organizacional, a visão do futuro e os principais objetivos que condicionam a estratégia.
Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos? A missão organizacional deve responder a essas três perguntas. Ela é a razão de existência da organização, constituindo os objetivos essenciais do negocio. Tem que mostrar o consenso interno e ser fluentemente compreendida pelas pessoas de fora da organização. A missão deve ser aperfeiçoada e difundida profundamente entre todos os funcionários da organização para a conscientização e comprometimento pessoal de todos para que possa ser alcançada.
A missão promove a assimilação dos valores que a organização quer cultivar. As organizações dão preferência aos valores que trabalham como padrões orientadores do comportamento das pessoas. A cultura organizacional é um ponto chave para orientação de seus membros. A Gestão de Pessoas deve acompanhar a missão, pois ela se faz e concretiza através das pessoas.
A visão é a ideia que a organização tem a respeito se si própria e de seu futuro. É necessário ter, para cada organização, uma visão especifica para si mesma. Normalmente a visão esta mais voltada para aquilo que a empresa pretende ser do que com aquilo que ela realmente é. Muitas organizações põem a visão como projeto que elas gostariam de ser dentro de certo prazo de tempo e qual caminho pretende seguir para conseguir isso.
A missão e a visão harmonizam as noções básicas para a definição dos objetivos globais e a formulação da estratégia organizacional. Já a estratégia organizacional trabalha como o meio para