Estrangeirismo no Brasil
OBJETIVO
Mostrar quanto à influência estrangeira foi importante para o contexto histórico do Brasil, ajudando a esclarecer outras pessoas em relação ao assunto e buscando soluções para que o uso do estrangeirismo não afete a cultura brasileira.
O QUE É ESTRANGEIRISMO
O termo "estrangeirismo" significa palavra ou expressão de outras línguas, empregada na língua portuguesa. O Brasil abriga gerações, culturas e pessoas de diversas regiões do mundo, ou seja, a famosa miscigenação. É através dessa junção, que também sustenta o paralelismo entre a nação e a língua, das quais surgem os famosos estrangeirismos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil apoiou a Tríplice Aliança, e com isso, facilitou ainda mais o sistema de aculturação, quando
“America way of life”,que, em português, significa “estilo americano de vida”, uma estratégia dos estados unidos para estabelecer e expandir seus negócios em países latino-americanos a fim de realizar investimentos de capitais e fornecimento de empréstimos, era incentivada pela mídia, história em quadrinhos, animações, filmes e séries HISTORIA
Com a chegada dos colonizadores, a Língua Portuguesa começou a ser ensinada aos índios, informalmente, pelos jesuítas e foi considerada a primeira língua estrangeira falada em território brasileiro. Durante o período colonial, a língua francesa era ministrada somente nas escolas militares. Com a chegada da família real, esse idioma e o Inglês foram introduzidos oficialmente no currículo. E desde então o Inglês vem se sobressaindo perante as outras línguas.
O INGLÊS NO BRASIL
O inglês vem avançando, ou seja, mostrando sua cultura para o mundo. É inevitável não apenas encontrar palavras da língua inglesa diariamente como também utiliza-las. Nas escolas, por exemplo, é disciplina obrigatória em todas as séries.
Gráficos mostram que a maior influência que o Brasil sofre é pelos Estados Unidos, ou seja, a língua inglesa