Estrageirismo
Sumário
Introdução---------------------------------04
Desenvolvimento-----------------------05 a 07
Estrangeirismo------------------05
Dimensão Social---------------05
Conceitos------------------------06
Neologismo---------------------06 a 07
Anglicismo-----------------------07
Conclusão-------------------------------08
Bibliografia------------------------------09
Introdução
O estrangeirismo é um fenômeno linguístico que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa. Por algumas gramáticas é considerado um método de composição de palavras, por outras é considerado uma figura de linguagem, e há as gramáticas mais conservadoras que tratam o estrangeirismo como sendo um vício de linguagem.
Para que seja considerada uma figura de linguagem, é necessário que tenha valor estilístico para o texto, a palavra estrangeira deve ser conhecida e utilizada na língua nativa.
No caso da língua portuguesa, existem muitos estrangeirismos vindos da língua inglesa, talvez seja essa a língua mais influente na atualidade por ser utilizada como língua universal. Este fato faz com que muitos produtos importados venham sempre com as informações e inglês, assim como internet, livros, moda, etc. A influência da cultura não poderia deixar também de influenciar a linguagem.
Desenvolvimento
Estrangeirismo
Estrangeirismo ou peregrinismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalente vernácula, em vez da correspondente em nossa língua. É apontada nas gramáticas normativas como um vício de linguagem, o que, há muito, é tido como uma visão simplista por diversos linguistas. Exemplos de estrangeirismo: Ok, Brother, Chouffer, Croissant, Delivery, Drive-thru, Designer, Fashion, Deletar do inglês Delete, Jeans, Futebol