A CORRUPÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
Fernanda Rocha de Oliveira1
Resumo: Este artigo tem por objetivo um estudo básico sobre a corrupção na gestão pública, suas motivações, seus principais sinais e formas de combatê-la. Foi fundamentado através de pesquisas bibliográficas de autores contemporâneos, visando uma análise e um melhor conhecimento referente ao assunto proposto.
Palavras-Chave: Corrupção. Combate. Governo.
Introdução
A corrupção apresenta-se como um fenômeno que enfraquece a democracia, a confiança no Estado, a legitimidade dos governos e a moral pública. No caso brasileiro é visível que a corrupção é um problema grave e estrutural de nossa sociedade.
Nesse sentido, o principal objetivo neste artigo é evidenciar a responsabilidade de cada cidadão perante um problema grave, como a corrupção, que afeta cada ser que luta em busca de uma condição social mais digna.
Quanto ao objetivo específico, o propósito é contribuir para o aprofundamento do conhecimento, sobre as estratégicas mais adequadas para o combate e um melhor controle da corrupção no Brasil.
No primeiro capítulo, dispõe-se sobre conceitos básicos de corrupção segundo a visão de cada autor pesquisado, visões que nos mostram o quanto esse fato atrasa a evolução de nossa nação.
No segundo capítulo, abordam-se as motivações que levam os funcionários públicos a praticarem atos ilícitos contra o patrimônio de todos, correndo os riscos que estes atos podem trazer.
O terceiro capítulo nos traz os principais sinais de podem nos levar a concluir se há ou não corrupção na gestão pública seja ela municipal, estadual ou federal.
O quarto capítulo nos mostra uma visão de ações anticorrupção, nos ensinando como agir perante estes atos ímprobos, para melhor combatê-los.
A corrupção possui causas profundas e comuns. Fica evidente que seu malefício é grave e amplo, tendo como o pior deles, ou talvez o principal, a perda dos valores morais do serviço público, a ganância pessoal e coletiva em