ESTRADAS
Sumário
INTRODUÇÃO
Projeto geométrico de uma estrada é o processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, aceleração, frenagem, condições de segurança, conforto, e outros. Os critérios para o projeto geométrico de estradas baseiam-se em princípios de geometria, de física e nas características de operação dos veículos. Incluem não somente cálculos teóricos, mas também resultados empíricos deduzidos de numerosas observações e análises do comportamento dos motoristas, reações humanas, capacidades das estradas já existentes, entre outras. A construção de uma estrada deve ser tecnicamente possível, e viável do ponto de vista econômico.
Este trabalho consiste num eixo de 1km de extensão, com estacas a cada 20 metros, totalizando 50 estacas, composta por uma curva simples de 17 graus com PC na estaca 14+18,15m e PT na estaca 19+1,2m e raio adotado de 280 metros. E seu detalhamento planialtimétrico de uma Rodovia Longitudinal dentre os critérios da Classe II e Relevo Plano o que caracteriza pouco volume de corte e aterro.
Objetivos
O objetivo do trabalho e fazer as aplicações das características geométricas, conforme as normas estabelecidas para projeto.
Raios mínimos, Superlargura, Superelevação, Distancia de visibilidade de parada, distancia de visibilidade de ultrapassagem, rampas máximas e mínimas.
RODOVIAS E ESTRADAS
1.2 - Classificação:
Pista simples de Classificação II, adotada para volume diário médio entre 501 a 1500 veículos.
1.3 – Alternativas e Pontos Obrigatórios
Tendo em vista a topografia e a locação do traçado da pista, as alternativas são:
Classe II, com volume diário médio entre 501 a 1500 veículos.
Classe III, com volume diário médio entre 500 veículos.
1.4 - Velocidade de Projeto:
Velocidade de projeto é a maior velocidade que um veiculo-padrão pode desenvolver, em um trecho de estradas, em condições normais, com segurança.
A escolha do valor a ser adotada para a