bibliografia não autorizadas
“Linguagem Jurídica e Argumentação”
Taboão da Serra – SP
2014
Argumentação Jurídica A FAVOR das Bibliografias Não Autorizada
Os biógrafos avaliam que a necessidade de autorização é censura prévia e fere a liberdade de expressão. Dizem ainda que não é possível categorizar os biografados e que a necessidade de autorização defendida pelos artistas impediria a publicação de obras sobre personagens históricos sem interferências.
Masha Gessen biografa de Vladimir Putin.
Gessen é autora de "Putin - A face oculta do novo Czar", sobre o governante russo. Já escreveu sobre direitos humanos na Rússia para "New York Times" e "The Guardian". 'Essa é uma ótima questão. [Se fosse sujeita a regras] eu não poderia publicar ao menos dois dos meus livros - sobre Putin e sobre o matemático Grigori Perelman. Na verdade, acho que seria quatro, mas não posso te dizer as outras duas [sites norte-americanos dizem que Masha esta escrevendo sobre o Pussy Riot e os irmãos Tsarnaev, suspeitos de ataques em Boston].
Esse é o ponto sobre o jornalismo: os sujeitos das matérias não necessariamente gostam delas. Eu acho que é isso que o define das relações públicas, e isso tem que ser protegido, absolutamente. Na Rússia, você não precisa ter permissão [do biografado para fazer o livro]. Meu livro sobre Putin não foi publicado na Rússia, mas não foi exatamente pela falta de cooperação dele - embora você possa ver dessa maneira [ela citou ao jornal britânico ''The Telegraph'' a dificuldade de conseguir uma editora russa pelo temor de retaliação política].
É difícil avaliar a importância do meu próprio trabalho, mas acho que se as pessoas não forem autorizadas a escreverem sobre ditadores sem a permissão deles, o mundo seria mais pobre e ainda mais perigoso do que já é.
Carolyn Burke biografa de Édith Piaf
Burke é autora de ''Piaf - Uma vida'', sobre a cantora Édith Piaf. "O livro foi elogiado pelo ''New York Times" por tratar da ''vida de