Estoque
Estoque
São Paulo
2014
Introdução
Os estoques nada mais são do que armazenagem de produtos, o excesso e a falta de controle pode gerar graves problemas em uma empresa, pois o estoque envolve dinheiro investido e ele ficando armazenado por muito tempo não gera nenhum lucro a empresa.
Estoque Lucro ou Prejuízo
Primeiramente estoque nada mais é o armazenamento em massa de produtos que podem ser utilizados tanto na venda como na produção de outros produtos. O estoque tem grande parte no capital de giro de uma empresa e se ficar parado, acaba não tendo um resultado positivo, pois o investimento feito fica parado.
Para que não haja tanto prejuízo o administrador deve saber em media o que ira produzir para não acumular muito estoque.
O estoque parado é um mal uso de recursos, porque o dinheiro fica parado, podendo estar rendendo em outras coisas dentro da empresa. Supondo que o dinheiro investido para a fabricação do produto fosse um empréstimo, além de o dinheiro não estar rendendo nada a empresa, a empresa acaba estando no prejuízo ter que pagar juros ao banco pelo empréstimo.
Além dos gastos referente ao juros, caso for empréstimo, existe também gastos com armazenagem, como o espaço locado, luz, segurança, roubo, serviços e entre outros.
Os produtos vendidos fazem lucro e os não vendidos ficam no estoque. Existem vários fatores de avaliação para se planejar o estoque, um deles é a validade, alguns dos produtos estocados são perecível, portanto além de não gerar lucro, pode existir a possibilidade de perder totalmente o produto. Outro ponto é o produto se tornar obsoleto.
Por outro lado, o estoque trás agilidade e confiança dos clientes, imagine um supermercado, caso não tenha estoque os clientes não iriam ate ele para alcançar suas necessidades de forma rápida, atingindo assim a fidelidade dos clientes. Esse tipo de empresa deve