Processo de fabricação
Descreva processo de injeção de plástico
Resp. Injeção de plásticos é um processo de transformação de plásticos similar à fundição sob pressão de metais. O plástico, na forma de grânulos ou pó, é plastificado num equipamento similar a uma extrusora. Neste caso, porém, após a plastificação do polímero, o parafuso atua como um êmbolo, injetando-o de uma vez só num molde. É o processo de transformação mais popular, respondendo por 60% do parque de máquinas.
Onde normalmente este processo é utilizado?
Resp. Normalmente procura-se utilizar este processo onde uma grande quantidade de peças é solicitada, ou seja, a repetibilidade é alta. O custo do ferramental (matriz) é muito elevado. Procura-se aquecer a matriz, para uma melhor fluidez e equilíbrio térmico, deixando-a na faixa de trabalho de 150 a 350º Celsius. Para um melhor preenchimento da matriz e um aumento na qualidade do acabamento superficial da peça, utilizam-se lubrificantes especiais para reduzir os atritos envolvidos no processo produtivo.
Como trabalham o molde de injeção de termoplásticos?
Resp. Trabalham com sistema de refrigeração em suas cavidades e machos para manter o molde relativamente frio em comparação com o material a ser injetado, que é aquecido no canhão da máquina, até chegar ao estado líquido para ser injetado nas cavidades do molde.
Qual a vantagem no processo de injeção plástica?
Resp. Uma enorme expansão na utilização deste processo, devido às altas propriedades e variedades dos plásticos disponíveis no mercado, somando às grandes possibilidades de produtos que podem ser criados, por esse processo.
LAMINAÇÃO
Descreva processo de Laminação?
Resp. É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos. Esta seção transversal é retangular e refere-se a produtos laminados planos de alumínio