Estoicismo e Epicurismo
Do princípio de que a virtude constitui o bem supremo e de que a natureza é a medida de todas as coisas.
Metafisicamente, os estoicos eram materialistas. Deus não tem existência diferente da ordem racional da natureza e não deve ser interpretado como uma divindade pessoal, que possa ouvir o homem.
Os estoicos eram deterministas, fatalistas, sustentando que o que acontece realmente tem que acontecer necessariamente. Não só é o mundo de tal forma que todos os eventos são determinados por acontecimentos anteriores, mas o universo é perfeito, racional inteiro. A natureza é totalmente determinada conforme o seu papel na promoção da vida e a virtude entendida como viver de acordo com a natureza.
Uma vez que para o estoico a natureza é racional e perfeita, a vida ética é uma vida vivida de acordo com a ordem racional das coisas. Ele é aconselhado a não esperar que os eventos aconteçam como ele deseja, mas a querer que aconteçam como eles acontecem, e então sua vida será boa.
É essencial no estoicismo o reconhecimento da diferença entre as coisas que estão ao alcance do indivíduo e as que ele não pode dominar. Epicurismo --
Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres controlados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação total do medo, com a ausência de sofrimento corporal ou dor, pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são descontrolados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito. Criado por um