TEORIA SOBRE ORIGEM DA VIDA - 6º ANO
Esse questionamento faz parte de nossa história desde os tempos mais antigos. Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta.
A primeira ideia, proposta em 354 a.C. por Aristóteles, era conhecida pôr geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um "princípio ativo", isto é, uma "força" capaz de comandar uma série de reações que fariam uma súbita transformação do material inanimado em seres vivos.
Geração Espontânea
Van Helmont (1600) Afirmava que um recipiente contendo trigo, camisa suada e fermento originava, com o principio vital, ratos em 21 dias.
Em 1668, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Redi propôs uma experiência que a vida se origina somente de outra vida preexistente. Nasce então a teoria da Biogênese.
O QUE RENDE PENSAVA ...
Redi acreditava que os vermes que surgiam nos cadáveres de pessoas e animais mortos eram, na verdade, moscas imaturas que nasciam de ovos depositados por indivíduos adultos de sua espécie.
Mas ainda alguns cientistas acreditavam na geração espontânea ...
Mesmo após os experimentos de Redi, algumas pessoas acreditavam na geração espontânea pois achavam que seres tão pequenos e simples como os micróbios não se reproduziam, surgindo por geração espontânea.
O papel de Lazzaro Spalanzani
Spalanzani em 1768, tentando provar a teoria da biogênese fez experimentos, que consistiam em ferver os frascos fechados sucos nutritivos durante uma hora, que depois foram colocados de lado o durante alguns dias. Posteriormente quando foi examinar os frascos verificou que não apresentava qualquer sinal de vida.
NOVA POLÊMICA ...
A descoberta do oxigênio em 1778, levou com que os defensores desta teoria encontrassem mais um ponto de apoio. Sendo esse gás