Estoicismo e Epicurismo
Estes dois temas filosóficos da idade antiga são pertinentes ao nosso dia-a-dia. O Epicurismo diz que a busca da felicidade passa pela busca do prazer e satisfação dos desejos e pela fuga da dor. Mas alerta para o perigo da felicidade momentânea que pode trazer uma dor duradoura.
O Estoicismo mais religioso, acredita que a felicidade vem da busca da harmonia entre Deus e a alma e viver de acordo com a natureza e a razão.
O Sábio pode tirar coisas importantes destes ensinamentos, um deles é de que aquiloque traz apenas uma satisfação momentânea e individualista não é bom nem para mim, e também pode trazer problemas para a sociedede.
Por exemplo: As drogas, as bebidas, o sexo sem compromisso, o consumo desmedido, o ciúme doentio, e outros tantos abusos e excessos que cometemos podem tanto quebrar esta harmonia do ser humano com Deus, como também, nos trazer dor e constrangimento.
Ser feliz não tem uma fórmula mágica, precisa ser buscada a cada dia com sabedoria.
Epicurismo
Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.
Epicurismo é um sistema da filosofia criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C. Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.
No Epicurismo o prazer deve ser sereno e calmo. Os seguidores do Epicurismo são chamados de epicuristas, e seu seguidor deve procurar evitar