saudade
1) DIFUSÃO SIMPLES
1.1.A difusão simples ocorre normalmente através da dupla camada de fosfolipídio. O processo de difusão simples é um tipo de transporte passivo, ou seja, o transporte de substâncias (moléculas, átomos) do meio mais concentrado(hipertônico) para o menos concentrado(hipotônico). 1.2. As substâncias transportadas através desse processo são por exemplo, os gases como oxigênio ou dióxido de carbono que atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis).
1.3.Sim. Uma célula animal em um meio hipotônico tende a inchar devido à entrada de água na célula, podendo até estourar se a diferença de concentração for muito grande.
Em um meio hipertônico, uma célula animal perde água e murcha. Em meio isotônico nada ocorre. O mesmo ocorre com a célula vegetal, com a exceção de que a célula vegetal não corre o risco de estourar, pois há um envoltório extra à membrana plasmática que é a parede celulósica.
2) DIFUSÃO FACILITADA
2.1.Um dos mecanismos utilizados pela célula para facilita a entrada dessas substâncias é a difusão facilitada, processo de transporte de íons e moléculas (que ao longo do texto serão chamados de substratos, pois sofrem ação de enzimas) pela membrana plasmática, de um meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia. Para que esse transporte ocorra, há a interferência de enzimas transportadoras, denominadas permeasses. 2.2.Moléculas essenciais para a manutenção do organismo são transportadas para o interior das células por difusão facilitada, como os carboidratos usados como fontes de energia, os nucleotídeos que compõem os ácidos nucléicos (DNA e RNA), os aminoácidos que se unem e formam proteínas, oxigênio que participa da respiração celular, além de vários sais minerais essenciais.
2.3.a difusão facilitada nas células vegetais. Ela ocorre com o intermédio de proteínas