Estivadores
O estivador é o técnico responsável pela colocação, retirada e/ou arrumação de cargas nos porões ou sobre o convés de embarcações principais e auxiliares mesmo que estas não sejam autopropulsadas utiliza-se para tanto de vários recursos técnicos disponíveis assim como operar todos os equipamentos de movimentação de carga presentes na embarcação (guinchos, tratores, empilhadeiras, sistemas semiautomatizados e automatizados para movimentação de cargas) o estivador é imprescindível para execução do transporte marítimo ficando encarregado da movimentação e sinalização para movimentação de cargas e equipamentos a bordo também executa ações de contingência em caso de acidentes, seja retirando a carga ou a pessoa ferida como também efetuar combate a incêndios e outras ações.
LOCAIS DE ATUAÇÃO
Área portuária,dentro dos navios
MEDIA SALARIAL
O trabalhador por ele ser avulso ele não tem salário fixo ele ganha por produção. A media salarial dos estivadores varia entre R$ 2.500 e R$ 5.000 de acordo com os trabalhos realizados.
SINDICATO REPRESENTATIVO
O sindicato representativo é o sindicato dos estivadores de santos.
REGULAMENTAÇÃO LEGAL
A regulamentação legal é feita pelo órgão gestor de mão-de-obra( O.G.M.O.).
HISTÓRICO Segundo a Federação dos Estivadores os estivadores Brasileiros (2012), a partir do século XIX, começaram a organizar-se em Uniões de Operários e, posteriormente, em Sindicatos, para melhor defender seus direitos.
Estes travaram uma luta que perdurou por algum tempo. Segundo o Decreto n. 27.048, de 12 de agosto de 1949, foi mais claro porque na alínea ‘b’ do artigo 2º, assim estabeleceu: “aos trabalhadores que sob forma autônoma, trabalham agrupados, por intermédio de Sindicatos, caixa portuária ou entidades congêneres, tais como estivadores, consertadores, conferentes e assemelhados”.
Com o desenrolar dos fatos e após ter passado alguns anos, mais precisamente a partir de 1955, os estivadores