Logistica maritima
Nos dias de hoje o carregamento e descarregamento de navios se faz em poucas horas, antigamente cargas ou descargas de navios levavam dias ou semanas, isto se deve por que as civilizações antigas trabalhavam exclusivamente com as mãos.
A carga e descarga envolvia o levantamento e transporte de uma variedade de mercadorias, era preciso carregar tudo com muito cuidado, e exigia grande habilidade, mas contava principalmente com a força física e organização humana ao invés de sutiliza.
Com o surgimento do considerado porto moderno onde a um cais, atracadouro, quebra-mar e todo tipo de engenheiro de primeira classe, ficou mais rápido a operação.
Na era da navegação a vela, tal força pertencia aos trabalhadores chamados `` Estivadores ´termo derivado do espanhol ``Estibar´´ ou ``Carregar navio´´. Em certos lugares a função era realizada por homes que viviam nas costas, mais tarde chamados de estivadores.
Cidades portuárias tem fama de serem agitadas e violentas, com pessoas de diferentes culturas e línguas e também de diferentes classes sociais convivendo o mesmo lugar.
Quando os navios demoravam para ser carregado os estivadores precisam de algo para ocupar o tempo livre e era então que saiam dos navios para beber e visitar prostitutas.
Mas nas cidades portuárias também possuíam um lado negro, eram comuns historias de jovens que acordavam sem realmente desejar a vida no mar.
O roubo se tornou a principal atividade nos portos, muitos donos de navios reclamavam da quantidade de carga roubada, não apenas em viagens longas como também no caminho ate o deposito.
Tanto no mundo antigo como na era moderna proteger a carga da tripulação dos estivadores e de outros que queriam roubá-la sempre fez parte do negócio.
No século XIX, os marinheiros ocidentais recorriam ao barril.
E tudo para proteger a carga da adversidade e dos ladrões, mas não havia muito a ser feito, sendo um trabalho manual o carregamento exigia