Diagnóstico epidemiológico em saúde mental do município de reriutaba-ce
6634 palavras
27 páginas
MAPEAMENTO EM SAÚDE MENTALSecretaria Municipal de Saúde
Patrícia Alexandra Martinez Junker
1/11/2009
[pic] [pic]
RELATÓRIO DO MAPEAMENTO EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE RERIUTABA ANO 2009
Reriutaba-CE, novembro/2009
INTRODUÇÃO
A História da Saúde Mental no Brasil é marcada por muito sofrimento, isolamento, e até mesmo descaso em alguns momentos. Das prisões e asilos para leprosos utilizados como “depósitos de loucos” na idade média, até o século XIX, os pacientes em Saúde Mental sofreram com os tratamentos aplicados, na sua maioria através de atitudes desumanas.
No século XX, inicia-se no mundo uma nova visão de tratamento. As pesquisas farmacológicas avançam, os psicofarmacos entram como forma de controle dos sintomas, o que tornavam os pacientes mais calmos e até mais sociáveis perante o mundo.
Porém, a consciência de que esse paciente poderia retornar a sociedade e continuar contribuindo produtivamente, só apareceu no Brasil, na década de 70 – 80 com a Reforma Psiquiátrica. Atualmente com a preocupação constantes dos governos em melhorar a qualidade de vida de sua população, várias áreas da saúde foram humanizadas.
A Secretaria Municipal de Saúde vem, através deste trabalho, apresentar ao município de Reriutaba a situação da Saúde Mental em seu território. Este relatório, portanto, tem a pretensão de ser o primeiro registro da situação da Saúde Mental no município, trazendo a luz situações em alguns momentos conflitantes ou mesmo questionadoras.
Num primeiro momento encontra-se toda a parte de metodologia do relatório: objetivos que norteiam o mesmo e a metodologia aplicada na coleta de dados. A identificação do município vem fechar essa primeira parte trazendo índices populacionais e de geração de renda, bem como uma visão geral da estrutura em saúde encontrada em Reriutaba com relação à Atenção