Unesp
Por: J.G.Vantine
São José dos Campos, 02 de Abril de 2009.
LOGÍSTICA
“...É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.
(Council of Logistics Management, 1998)
EVOLUÇÃO CONCEITUAL LOGÍSTICA
LOGISTIKOS LOGISTIKOS
GRÉCIA 2000 a.C GRÉCIA 2000 a.C
LOGISTICUS (LOGER) LOGISTICUS (LOGER)
ROMA 753 a.C ROMA 753 a.C
LOGISTIQUE (LOGIS) LOGISTIQUE (LOGIS)
(EXÉRCITO FRANCÊS - SÉC. XIX)
II GUERRA MUNDIAL --LOGISTICS II GUERRA MUNDIAL LOGISTICS
RETOMADA DO CONSUMO (LOGÍSTICA) RETOMADA DO CONSUMO (LOGÍSTICA)
A EVOLUÇÃO LOGÍSTICA
Fragmentação (1960)
Integração em Desenvolvimento (1980)
Integração Total (2000)
Previsão da Demanda Compras Planejamento de Requerimentos Planejamento da Produção Estoque de Manufatura Armazenagem Manipulação de Materiais Embalagem Industrial Estoque de Produtos Acabados Planejamento da Distribuição Processamento do Pedido Transporte Serviço ao cliente
Gerência de Materiais
LOGÍSTICA
Distribuição Física
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
“GERENCIAMENTO DE CUSTO” Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
• ANOS 70:
“INTEGRAÇÃO INTERNA” Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
•ANOS 80:
“PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar