Estireno
E DE
OTIMIZAÇÃO ESTIRENO
DE
PLANTA
agosto-92
Camptnas-SP-Brasl 1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA QUíMICA
~REA
DE CONCENTRAÇXO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS QUíMICOS
MODELAGEM E SIMULAÇXO DE PLANTA DE ESTIRENO
Este exemplar corresponde à redação final da tese de defendida pelo engo Renato Spandri, aprovada pela Julgadora em 19/08/92.
Mestrado Comissão
Agosto
1992
Campinas- SP- Brasil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA QUfMICA ÁREA DE CDNCENTRAÇlO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS QUfMICOS
MODELAGEM E SIMULAÇlO DE PLANTA DE ESTIRENO Autor: Renato Spandrl
Tese submetida à Comissão de Pós-Graduação da Faculdade ae Engenharia Qufmlca - UNICAMP como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Qufmlca.
Aprovada por:
19 de
camp 1 nas-SP-Bras 1 1 agosto ae 1992
Quero escrever poucas palavras para serem bem mais que um agradecimento. Quero deixar registrado meu profundo amor pais. Quero expressar outra vez a grande admiração pelo meu em pelos meus
amigo Milton Mori, um ser humano que a sorte fez ingressar meu destino.
Todos os seres com luz própria nunca param de brilhar.
RESUMO
A presente tese consistiu na comparaçlo de dois modelos cinéticos publicados na 1 lteratura para representaçlo do processo de desldrogenaçlo de etl l-benzeno e produçlo do monômero estireno. os modelos de Sheei-Crowe e de Sheppard-Maler foram comparaà os com à a à os de 11te r atura e com dados p r á t 1c os 1n d us t r 1a 1s de planta de estireno. os modelos cinéticos foram empregados em conJunto com equaçlles simplificadas do reator, tendo em vista o método empregado pelos autores na pesquisa dos parâmetros cinéticos. Um programa de computador fOI desenvolvido para cálculo do reator de desldrogenaçlo e foi lncluldo em simulador de processos comercial. com o simulador de processos foram calculados os demais equipamentos da planta.