SBR Copolímero de Butadieno e Estireno
SBR
Copolímero de Butadieno e Estireno
Introdução
O copolímero de butadieno e estireno (SBR) foi preparado pela 1ª vez na Alemanha, em 1929, e foi chamado de Buna S. Sua produção em larga escala iniciou em iniciou em 1942, nos Estados Unidos como GR-S. Na década de 1950, o SBR foi introduzido, passando a ser a abreviação universalmente aceita para esse copolímero.
Pode ser produzido por polimerização em emulsão, via radicais livres (E-SBR) ou por polimerização em solução, via aniônica, (S-SBR).
Características
características
S-SBR
E-SBR
Estireno(%)
18-25
23-40
1,2 – vinil-butadieno (%)
10
16
1,4 – cis-butadieno (%)
38
12
1,4 – trans-butadieno (%)
52
72
Distribuição de estireno
Em bloco e aleatória
Aleatória
Distribuição de massa molecular
Estreita
Larga
Temp. de transição vítrea(Tg) (ºC)
-65 a -75
-35 a -50
Ramificações
poucas
Muitas
Propriedades
As propriedades mecânicas de compostos de SBR dependem em grande parte do tipo e da quantidade de carga utilizada.Composições vulcanizadas sem carga (tipo goma pura) possuem resistência à tração baixa, e, portanto, são de pouco interesse tecnológico. Assim, cargas de reforço são necessárias em composições de SBR.
Entende-se por vulcanização a formação de reticulação por enxofre, e por carga de reforços, aquelas que possuem interação com a matriz elastomérica.
Propriedades mais importantes
Não vulcanizadas: Pouca pegajosidade (tack), pouco escoamento ao próprio peso (cold flow);
Vulcanizadas: Precisa carga reforçadora, negro de fumo, para apresentar resistência mecânica satisfatória. Maior histerese, menor resiliência.
Desenvolvimento do SBR
O SBR produzido por polimerização em emulsão (E-SBR) foi o primeiro a ser desenvolvido, e é o mais utilizado, devido ao bom balanço entre propriedades e custos. O produzido por polimerização em solução (S-SBR), desenvolvido na década de