Teste
Copolímeros de ESTIRENO – BUTADIENO “ SBR “ são, das borrachas sintéticas, as mais largamente usadas em todo o mundo, chegando a mais de 40% de toda borracha processada e transformada em artefatos. Seu principal emprego é em pneumáticos.
Histórico e Desenvolvimento
Na década de 1920, já tendo sob domínio tecnológico o sistema de polimerização por emulsão usando métodos de catálise que ativavam a formação de radicais livres, foi possível promover a polimerização de materiais com alto peso molecular.
Na Alemanha, na década seguinte, houve um forte estimulo pelo governo no sentido de desenvolver pesquisas usando os sistemas de catalise e polimerização já conhecidos para sintetizar materiais com características elastoméricas principalmente para uso em aparelhos militares.
Os primeiros resultados bem sucedidos de copolimerização de Estireno – Butadieno pelo processo em emulsão foi conseguido pelos laboratórios I.G. FABENINDUSTRIE com a equipe de pesquisa liderada por Bock e Tschunker, que denominaram o produto de BUNA S.
A mesma equipe, em pesquisas seguintes também produziram por processos análogos a copolimerização do Butadieno – Acrilonitrila que chamaram de BUNA N.
Os primeiros copolímeros Estireno – Butadieno produzidos, ainda mostravam pobres resultados de propriedades mecânicas, quando comparadas com as da Borracha Natural, porém, consideráveis esforços de aprimoramentos tecnológicos no que tange a iniciadores, catalisadores, ajustes de proporção entre monômeros, peso molecular, etc, foram desenvolvidos; na Alemanha e principalmente nos Estados Unidos.
Produção dos “ SBRs “ - Matérias Primas
Como pôde ser visto, as principais Matérias Primas para produção do SBR são Estireno e Butadieno, porém, outros componentes químicos também tem fundamental importância nos processos de copolimerização, estes são empregados em mínimas quantidades, como; emulsificantes, iniciadores, modificadores, catalisadores,