Estimador de estado
A função do operador da rede de distribuição é cada vez mais exigente e determinante.
As ações tomadas pelo operador da rede devem ser cada vez mais assertivas, e as hipóteses de erro são atualmente muito reduzidas. No entanto, o aumento da rede de distribuição quer a nível demográfico quer a nível de consumo, em conjunto com a significativa penetração de produção dispersa, trazem novos desafios técnicos ao operador da rede.
Por isso, é necessário implementar ferramentas de monitorização e controle em tempo real que permitam uma efetiva operação da rede de distribuição, e uma melhor qualidade de serviço fornecida aos clientes. Uma solução é utilizar técnicas de estimação de estados na rede de distribuição. A resolução de um problema de estimação de estados em tempo real permite em cada momento conhecer uma estimativa do estado da rede. Neste trabalho é apresentado um algoritmo de estimação de estados para a rede.
O algoritmo de estimação de estados e o método de estimação de cargas são aplicados numa rede. Diferentes estudos são realizados para avaliar o desempenho do Estimador de Estados na rede real. E um método de localização estratégica de medidas é utilizado para identificar a localização de novas medidas de tensão, necessárias para melhorar a performance do Estimador de Estados.
OBJETIVO
Este presente trabalho tem por objetivo propor uma metodologia de estimação de estado (EE) para sistemas de distribuição de energia que auxilie na identificação das regiões de fornecimento das concessionárias de distribuição que possam conter perdas não técnicas, de modo a orientar as ações para sua redução.
As perdas não técnicas de energia elétrica são um grande desafio não só no Brasil como também em outros países em desenvolvimento. Face à dificuldade e ao custo para fiscalizar anualmente toda a área de concessão, faz-se necessário um diagnóstico para avaliar em quais grupos de clientes e regiões encontram-se