Estilos de liderança
No mundo corporativo existem diversos estilos de se liderar uma equipe, porém, dentre esses modelos se destacam três estilos básicos que influenciam diretamente no ambiente social das corporações. São eles: autocrático, liberal e democrático. (BERGAMINI, 1994)
Para Sobral e Peci (2008) o estilo de liderança autocrático se caracteriza pela baixa participação da equipe e máxima centralização do poder no líder, ou seja, todas decisões e métodos que influenciarão a equipe serão tomadas exclusivamente pelo líder, já que ninguém poderá ter participação nelas.
Também se descreve o estilo de liderança laissez-faire ou o estilo liberal. Nesse estilo de liderança, Sobral e Peci (2008) explicam que é evidenciada a total liberdade da equipe, tendo assim permissão para executar e decidir tarefas que influenciarão nos resultados, com uma participação mínima do líder, na qual seu é papel exclusivamente para responder dúvidas e disponibilizar recursos aos seus subordinados.
E por fim, o estilo de liderança democrático. Esse é o estilo mais adotado pelas empresas. O líder democrata ouve seus subordinados, ou seja, não toma suas decisões a partir exclusivamente de seu conhecimento, possibilitando assim uma amplitude maior da sua decisão. Esse líder pode adotar dois métodos: o consultivo ou participativo. O líder democrata-consultivo ouve as opiniões dos subordinados e com base nelas, toma suas decisões. Já o líder democrata-participativo permite a participação de seus subordinados no processo de tomada de decisões. (SOBRAL E PECI, 2008)
Nota-se no estilo de liderança autocrático que o líder tem um papel de chefão e dominador, não dando liberdade a criatividade e a novas ideias aos seus subordinados. Já no democrático, para o líder a participação de seus subordinados é essencialmente importante na tomada de decisões. E no liberal, o líder da a oportunidade aos liderados de tomarem decisões, fazendo eles assumirem responsabilidades.
Todos estilos