Estilos de administração de conflitos
O conflito não é necessariamente ruim, pois ele ajustar o relacionamento interpessoal; provoca o diálogo, forçando a expressão de idéias e reivindicações , favorecendo o feedback. Contruibui para um aprimoramento no senso de propósito e direção expondo as adversidades e posições contrárias.
Para Chiavenato os conflitos podem gerar resultados negativos para os envolvidos ,quando eles desenvolvem sentimentos de frustração , desmotivação ; já para Robbins os conflitos é como um processo no qual um esforço é realizado propositalmente por A para impedir os esforços de B ; que resultará na frustação de B no tocante á consecução de suas metas ou interesses.
Inúmeros fatores podem influênciar o surgimento do conflito, não ficando restrito ás questões relacionadas ao trabalho ou á estrutura organizacional . Os mais comuns são as diferenças individuais , os diversos nivéis de competência as diferentes visões de mundo entre outros.Conflitos podem destruir a sinergia , mas podem gerar nova energia nos grupos ; pode reforçar identidade entre grupos , mas pode destruir recursos existentes ; pode ser uma forma de chamar a atenção para os problemas , pode fazer prevalecer o poder centralizado. Para uma aficaz resolução dos conflitos é preciso compatibilizar alguns passos , conhecer e aplicar alguns saberes e também definir os estilos a ser adotado , podem ser competição , colaboração , evitação , acomodação e compromisso.
O manejo de situações de conflitos é essencial para as pessoas e as organizações como fonte de geradora de mudanças , pois das tensões conflitivas , dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo.