Quimiluminescência e bioluminescência.
Trabalho de pesquisa de Química.
Alunas: Ketllyn Cristiny Costa da Silva. Thalyta Dalmora. 1º5 EMI
Joinville, 06/06/2014
Niels Henrick David Bohr
Niels Henrick David Bohr foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica.
Nascimento: sete de outubro de 1885, Copenhaga, Dinamarca.
Falecimento: 18 de novembro de 1962, Copenhaga, Dinamarca.
Prêmios: Nobel de Física, Medalha Copley, Medalha Max Planck...
Filhos: Aage Niels Bohr, Ernest Bohr, Erik Bohr, Hans Henrik Bohr, Christian Bohr, Harald Bohr.
Filiação: Christian Bohr, Ellen Adler Bohr
Irmãos: Harald Bohr, Jennifer Bohr.
Modelo atômico de Bohr
Por volta de 1909, durante seu doutoramento na Universidade de Copenhague, Bohr dedicou-se a trabalhos sobre a interpretação das propriedades físicas dos metais, tendo como base a teoria do átomo desenvolvida por J.J. Thomson em 1904. Em sua tese Bohr mostrou que a dinâmica clássica e a mecânica estatística aplicada ao átomo de Thomson, cancelavam as contribuições diamagnéticas e paramagnéticas para a susceptibilidade magnética, em desacordo com a lei de Curie. Essa lei havia sido demonstrada por Langevin, em 1905, ao assumir a hipótese ad hoc da existência de momentos magnéticos atômicos ou moleculares permanentes.
Esses primeiros resultados obtidos por Bohr fizeram-no deslocar-se até Cambridge, na Inglaterra, a fim de discuti-los com o próprio Thomson. Em setembro de 1911 Bohr chegava ao Trinity College com uma bolsa da Fundação Carlsberg. Lá, foi aluno de Thomson, Larmor e James Jeans. Por sugestão de Thomson, que dirigia o Laboratório Cavendish, Bohr realizou experiências sobre os raios positivos.