ESTILOS ARTÍSTICOS E SEUS AUTORES
O Renascimento foi durante os séculos XV e XVI na Europa, ocorreu na passagem da idade média para a Moderna, foi um importante movimento de ordem cultural, artística e cientifica. A base do Renascimento era proporcionada por uma corrente filosófica que reinava o humanismo e esse descartava a escolástica medieval que por enquanto dominava e propunha o retorno das virtudes da antiguidade.
Um dos principais artistas deste período foi Leonardo da Vinci, que foi pintor, arquiteto e escultor. E uma de suas principais obras e também uma das mais conhecidas em todo mundo foi Monalisa: Outra obra sua foi A Última Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre madeira, é obra de Leonardo da Vinci, pintada em Milao entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano. Barroco, esse estilo desenvolveu-se no séc. XVII, mas teve suas origens no séc. XVI, em decorrência a crise do Renascimento, que ocorreu principalmente pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas que ocorreu com a queda do comercio do Oriente. Todo rebuscamento presente na arte barroca é estimulo dualistas entre o terreno e o celestial, o homem e Deus, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
Um dos principais artistas deste período foi Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Uma de suas principais obras foi: O Rapto de Proserpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini, considerado um dos maiores artistas do século XVII, tendo seu trabalho quase todo centrado na cidade de Roma. Eneias, Anquise e