Pequena análise da Odisséia de Homero
‘’Estamos sempre voltando para casa’’
Raduan Nassar.
...Eu quero te contar Das chuvas que apanhei Das noites que varei No escuro a te buscar Eu quero te mostrar As marcas que ganhei Nas lutas contra o rei Nas discussões com Deus E agora que cheguei Eu quero a recompensa Eu quero a prenda imensa Dos carinhos teus.
CHICO BUARQUE_ Sem Fantasia1975.
Trabalho sobre a Odisseia de Homero.
Professora_ Sandra SproesserInayara Samuel Silva EAD/ 1ano, turma 66-1250952413000 Início da Odisseia em seu idioma original
Odisseia é um poema épico parte do poema ilíada do epiteto Homero, escrito há possivelmente 1000 anos AC. A história da volta para casa de um guerreiro mitológico chamado pelos gregos de Odisseu e posteriormente pelos Romanos de Ulisses.
Um dos guerreiros mais arrojados em Ilíada sai de sua terra natal Itaca para lutar (sem estar disposto a isso) na guerra de troia em nome do rei Agamenon; é no poema homérico Odisseia que vemos despontar sua história, ou melhor, o mito da trajetória onde esse homem luta por seu retorno, a guerra de Troia já terminou e passado alguns anos Odisseu navega por todas as intempéries humanas e divinas para voltar a sua casa, a suas terras, a sua esposa Penélope e a seu filho; sua viajem de volta é a Odisseia.
A narrativa, em sua não linearidade, traz elementos concretos, diretos, que se encadeiam no poema sem análises nem comentários. A análise psicológica, a análise do mundo interior, não era ainda praticada, as personagens realizam a suas ações e assim dialogam, falam a si mesmas, vivenciam suas experiências, valores, moral, tudo no mesmo instante em que agem. O inicio é contado por Homero a partir da ausência de Odisseu em sua casa. Desde o inicio cultivamos a raiva por aqueles que são apontados por suas ações como vilões da história, ou seja, os pretendentes, que, ocupam a casa de maneira impropria, cortejam a mulher de Odisseu e maltratam seu filho, ao mesmo tempo em que almejam suas terras.