Estigma
Centro de Ciências da Saúde
Laugi L. Brião
Bagé – Rs
Qual o assunto tratado?
O assunto tratado é o Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.
Qual o problema central levantado pelo autor?
Porque as pessoas são socialmente estigmatizadas, como se sentem e quais as reações e conseqüências expressadas nas diferentes situações vividas por elas?
Diante do problema levantado, qual a posição assumida pelo autor?
O autor é contra a estigmatização, acredita que a sociedade classifica as pessoas pelo total de atributos que os próprios consideram depreciativos, mas o que é preciso na realidade é uma linguagem de relações e não de atributos. As pessoas baseiam-se nas pré-concepções impostas pela sociedade e transformam essas idéias em expectativas normativas em exigências apresentadas de modo rigoroso.
A característica central da situação de vida do indivíduo estigmatizado pode ser o modo de como ele se aceita, sua predisposição à vitimização e como ele enfrenta as situações sociais. O indivíduo estigmatizado pode descobrir que se sente inseguro em relação à maneira como os ditos “normais” o identificarão e o receberão.
Quais os argumentos apresentados que justificam a posição assumida pelo autor?
O autor argumenta que a sociedade constrói uma teoria do estigma para explicar uma inferioridade, aqueles atributos que se baseiam nas diferenças impostas por ela. Essas diferenças podem ser identificadas de três formas: as abominações do corpo, as culpas de caráter individual e os tribais de raça, nação e religião. Muitas vezes surge no estigmatizado a sensação de não saber o que os outros estão realmente pensando dele, e durante os contatos mistos é provável que sinta que está em exibição. Nesses contatos mistos tanto para os estigmatizados quanto aos normais, a relação pode ser conturbada, vacila entre o retraimento e a agressividade.
O autor salienta os papéis do igual e do