Estiagem em 2012 no rs
` A seca é um assunto que quase sempre está presente quando falamos sobre agricultura no Rio Grande do Sul. Ao contrario dos estados da região Sudeste e Centro-Oeste que normalmente sofrem com o excesso de chuva, o nosso estado tem sua produção afetada pela estiagem, causando muitos prejuízos aos produtores agrícolas e até mesmo à população é afetada indiretamente e vê o preço de seus alimentos aumentarem na prateleira dos supermercados. Em 2012 vimos 291 cidades decretarem estado de emergência por causa da falta de chuvas e mais de 1,6 milhão de pessoas afetadas. Além de prejudicar a agricultura no estado, a seca também traz problemas para a população de muitas cidades que sofrem com os cortes no abastecimento de agua para reduzir o consumo.
Efeito da seca na produção
Questionamentos
1. Quais as pressões sociais e/ou ambientais que geraram a situação relatada?
Segundo especialistas, a precipitação pluvial no estado é bem distribuída, porém sofre uma variabilidade anual e espacial. Essa variabilidade é uma condição climática possivelmente determinada pelo fenômeno La Nina que atua predominantemente no inicio do verão, caracterizado por precipitações abaixo da media.
2. Quais as forças socioeconômicas envolvidas?
Podemos perceber que a situação econômica de alguns produtores é muito importante no momento de um problema como a seca, pois se verifica que agricultores de maior porte, que possuem uma produção mecanizada e um sistema de irrigação próprio não são tão prejudicados pela estiagem, sofrendo menos prejuízos, diferente dos pequenos produtores de produção familiar que precisam recorrer ao governo para receber ajuda financeira.
O desenvolvimento dos municípios e sua capacidade hídrica também são fatores importantes que influenciam o impacto que a seca terá na população. Em 2012 vimos alguns municípios do RS com uma menor capacidade hídrica sofrerem racionamento de agua, com cortes